Esse projeto é uma realização do Sebrae Bahia e consolida ações vitais para que as padarias possam sobreviver em um cenário altamente competitivo. Mais do que uma ação pontual, o projeto consiste em uma campanha de ações articuladas para atrair, sensibilizar, impactar e transformar as empresas participantes.
Nessa etapa aconteceu a pesquisa com compra dos pães no período da manhã e tarde por meio de cliente oculto. A avaliação é involuntária, ou seja, as padarias não sabiam que estavam sendo avaliadas. O objetivo foi diagnosticar, elaborando um laudo técnico, a qualidade do pão francês de cada empresa, resultando em uma avaliação sistêmica conforme estabelecido na norma técnica ABNT NBR 16.170.
Com eventos nas dez regionais, nessa etapa foram enviados os convites às empresas participantes da pesquisa realizada na etapa anterior; a impressão e entrega do laudo individual sigiloso aos empresários; a divulgação da média por cidade/região e a sensibilização do empreendedor para a necessidade de se trabalhar a melhoria da qualidade do produto pão francês. Na ocasião, o empresário pode tirar suas dúvidas, compreender a metodologia e, principalmente, manifestar o interesse em participar do Concurso Melhor Pão Francês (empresas participantes por adesão).
Essa etapa contempla uma nova avaliação do pão tipo francês, mantendo a mesma metodologia de compra dos pães no período da manhã e tarde por meio de cliente oculto. A avaliação também foi involuntária, ou seja, as padarias não sabiam que estavam sendo avaliadas. O objetivo foi diagnosticar e avaliar a qualidade do pão francês já embasada nas diretrizes e ajustes propostos, tendo em vista que o empresário teve acesso às informações obtidas no laudo técnico e contou com o suporte do manual de implantação da norma ABNT NBR 16170:2013 – Qualidade do Pão tipo Francês.
Ainda na etapa 3 acontece o Concurso Melhor Pão Francês, que contará com um importante reforço: o empresário sabendo estar participando de um concurso, poderá usar as peças gráficas digitais e físicas desenvolvidas no projeto e disponibilizadas para divulgar a ação e movimentar a loja.
Após a apuração técnica das pontuações alcançadas de acordo com a norma ABNT NBR 16170:2013 – Qualidade do Pão tipo Francês, serão apurados os resultados e celebradas as entregas nos eventos, sendo um por regional. As semifinais regionais preparam para uma data emblemática: o workshop de premiação da regional Salvador, que será também o palco para a grande premiação do Concurso Melhor Pão Francês da Bahia.
Nesses eventos, serão entregues os laudos técnicos da segunda avaliação e serão premiadas as empresas do Concurso Melhor Pão Francês da Bahia. Estão previstos prêmios para os empresários e para o padeiro.
Execução:
Apoio:
Realização:
Realização:
Apoio:
Execução: