A qualidade superior do pão francês atrai mais clientes. Consumidores estão dispostos a percorrer distâncias maiores e serem fiéis a uma padaria que oferece um produto de excelência. O aroma, a textura crocante por fora e macia por dentro são detalhes que marcam a diferença e criam uma experiência positiva para o cliente.
O pão francês faz parte da rotina dos brasileiros, especialmente dos baianos. Cuidar da qualidade desse item é essencial para que a cultura do pão do dia seja mantida e para que as padarias entreguem um produto cada vez mais gostoso. Pensando nisso, o Sebrae Bahia realiza o Concurso Melhor Pão Francês, que reunirá pesquisa em todo estado e avaliará como está a qualidade do item.
A avaliação acontecerá conforme os critérios estabelecidos na norma técnica ABNT NBR 16170:2013 – Qualidade do Pão tipo Francês, que estipula treze atributos de qualidade para o produto, dentre características internas, externas e sensoriais, tais como cor e aspecto da crosta, pestana, crocância, aspecto, integridade, simetria, textura, estrutura das células, aroma, sabor e resiliência.
As padarias podem se inscrever de 21 de setembro a 21 de outubro de 2024, exclusivamente pelo formulário de cadastro disponível no site www.melhorpaofrances.com.br. O parecer técnico - elaborado por uma equipe de engenheiros de alimentos, nutricionistas e tecnólogos em alimentos - será formulado tendo como base a metodologia de cliente oculto, que comprará pão na parte da manhã e na parte da tarde. O resultado será um laudo, contendo todo aspecto técnico do produto, oportunizando que o empresário tenha um verdadeiro raio X sobre qualidade do pão de sua padaria. O laudo é sigiloso, entregue apenas ao panificador, mas a média por regional será computada e divulgada nas semifinais, que acontecerão de 18 a 21 de novembro. A padaria que obtiver a maior nota será coroada como semifinalista regional, inclusive com premiação para os empresários e para o padeiro.
Já no dia 26 de novembro acontecerá o workshop de premiação do semifinalista da regional Salvador. No mesmo evento será realizada a grande final e divulgação de qual padaria produz o Melhor Pão Francês da Bahia.
A expectativa é de que o concurso alerte o panificador para a necessidade constante de cuidar da qualidade do pão francês, uma vez que o produto tem significativa influência econômica e social. Além disso, a iniciativa também trará reflexos para o cliente e para a comunidade, pois o pão francês é um produto democrático, combinando com recheios doces e salgados, podendo ser consumido de diferentes formas e em diferentes momentos. Pão francês de qualidade, fresco, saboroso e acessível é na padaria. Vale destacar ainda que as padarias participantes contarão com material de comunicação, como banner e cartazes divulgando que a loja participa do concurso.
Em 2023, segundo levantamento do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação, a venda do pão francês foi responsável por 9% do faturamento total do segmento. Em cifras financeiras, significa dizer que somente o pão francês contribuiu com R$ 12,47 bilhões no faturamento nacional das padarias no ano passado. Por ano, são consumidas 2,35 milhões de toneladas de pão francês, o colocando no topo do ranking de pães mais apreciados pelo consumidor. Ele representa 34,39% de todo consumo de pães no país.
O Concurso Melhor Pão Francês da Bahia é de realização do Sebrae Bahia, com apoio do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado da Bahia (SIPACEB), Adinor e Bunge. A execução é da Estratex Consultoria.
*As datas podem sofrer alteração.
Execução:
Apoio:
Realização:
Realização:
Apoio:
Execução: